Mulher rói 16 pequis em 2 minutos e ganha competição na capital do pequi
Em uma competição realizada no último final de semana, na cidade de Pontal do Araguaia, a moradora Lady Daiana se tornou campeã e levou R$ 300 para casa ao conseguir roer 16 pequis em 2 minutos. A competição aconteceu durante o festival do fruto que é típico da região Centro-Oeste.
Lady pretende usar o prêmio para comprar a ceia de Natal neste ano. “Ganhei em primeiro lugar. Fiquei muito feliz em participar, não tenho nem palavras para descrever”, comemorou.
Demonstrando o orgulho de seus munícipes que produzem o maior pequi da região, chegando a medir 23 centímetros, o prefeito Adelcino Lopo (MDB) fez questão de mandar um recado ao governador Mauro Mendes (DEM).
“Pode chamar o Caiado que ele não tem pequi desse tamanho não, governador. Chama o Caiado para disputar aqui com ‘nois’”, disse ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado que ‘travou uma guerra do pequi’ com Mauro Mendes nas redes sociais.
Mauro sugeriu que ambos os estados fizessem uma competição de pequi. “Depois de provar o pequi de MT, vai ter que admitir que o nosso é maior e melhor”. Caiado retrucou: “ouvi dizer que o Mauro Mendes, governador do MT, andou falando que nosso pequi era ‘miudinho’ e o deles parecia manga. Ô Mauro, come de novo que você comeu errado. Pequi mais gostoso que o de Goiás não tem".
Capital Estadual do Pequi
Recentemente, o governador Mauro Mendes sancionou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), atendendo ao pedido do vereador pontalense Vinicius Medeiros (PSD), o Vini Jack. Com isso, o estado de Mato Grosso passou a ter a "Capital Estadual do Pequi", que é a cidade de Pontal do Araguaia. O título foi conferido ao município pela lei 11537/2021.
Segundo levantamento realizado pela EMPAER, a cidade pontalense possui mais de 15.600 pés da fruta, distribuídos por mais de 200 hectares do município, motivo que torna o local um expoente na produção desta fruta típica da região.
O 1º Festival Regional do Pequi contou com a realização da prefeitura municipal de Pontal do Araguaia, Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel) e com o apoio cultural da Câmara Municipal de Pontal do Araguaia.
Postar um comentário
0 Comentários